Netflix: a revolução em Portugal
A plataforma Americana veio para mudar a realidade portuguesa
Netflix chegou no passado dia 21 de Outubro a Portugal, para agrado de muitos aficionados do cinema e das séries. O primeiro mês foi gratuito e teve uma adesão em massa inesperada. No entanto, a maioria dos utilizadores queixa-se de um problema: o serviço disponibiliza pouco conteúdo, sendo por isso o país que menos oferta tem para os clientes.
Para os menos entendidos, o Netflix é um serviço que permite ao utilizador ver séries e filmes, em qualquer sítio com conexão à internet, podendo ainda guardar, voltar atrás ou voltar a ver um episódio quando quiser. A ideia surgiu na Califórnia, criada por Marc Randolph e Reed Hastings, atigindo no final de 2015 os 70 milhões de assinantes, distribuídos por 190 países. O serviço disponibiliza assim uma panóplia de séries, documentários e filmes, disponíveis para visualização a qualquer momento. Outro ponto forte deste serviço é ter séries exclusivas, lançadas simultaneamente para todos os países, como é o caso do filme “Beasts of No Nation” , “Narcos” ou a galardoada série “House of cards”.
Netflix está distribuida em 190 países
O serviço chegou a Portugal em pareceria com a Vodafone, sendo que o pacote mais barato fica por 7,99 euros mensais. Os utilizadores que preferirem terem o serviço em mais televisões podem chegar a pagar 11,99. Todos os conteúdos serão legendados em português e estão já encaminhadas negociações com canais privados para poderem existir conteúdos feitos em Portugal a serem transmitidos pelo serviço. O embaixador da marca em Portugal será Nuno Markl, cara já conhecida pelo mundo televisivo.
Apesar da comodidade e facilidade que o serviço aparenta ter, foram várias as críticas que foram surgindo ao longo da semana de lançamento, porque apesar de o Netflix ter sido lançado em Portugal, com a promessa de uma plataforma onde a variedade seria extensa, a verdade é que existem várias séries e filmes que os espectadores esperam ver e que não se encontram disponíveis. Não será correto avaliar este serviço apenas neste ponto, mas a verdade é que o conteúdo que interessa ao público em massa não está disponível, e isso é factual.
House of cards é umas das séries exclusivas do Netflix
O Netflix tem ainda outro problema em Portugal: a concorrência direta. Isto porque os grandes distribuidores de canais por cabo oferecem aos clientes uma base de filmes exclusivos. No entanto, o serviço de “streaming” acaba por ganhar margem por ser conhecido e aclamado a nível mundial, despertando assim a curiosidade do consumidor.
Comments