top of page

Shameless está de volta!

  • Mário Cardoso
  • 21 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

A nova temporada promete manter a loucura a que a série nos habitou.

Hilariante. Insano. Arrebatador. Novas aventuras. Novos sarilhos. Mas pensando bem esta não tem sido a constante em todas as temporadas de Shameless? A sexta temporada da versão americana desta série é tão segura como as anteriores. Desde a sua estreia em 2011, transmitida na cadeia televisiva Showtime, que os seus criadores, Paul Abbott e John Wells, fazem da família Gallagher uma verdadeira anarquia, tal como também acontecia na versão britânica, sendo retirado desta última o conceito original. Todavia, existe uma maior solidez na versão americana que na versão britânica. Nesta série de drama e comédia, era colocado um ponto de interrogação acerca das possibilidades da mesma de se conseguir demarcar da versão britânica, e original. A resposta é sim conseguiu. Shameless (EUA) é toda uma sintonia entre o pai bêbado (Frank), a irmã responsável e viciada (Fiona), o irmão bipolar (Ian), o irmão génio (Lip), o irmão gangster (Carl), a irmã que quer ser adulta (Debbie) e o irmão de cor (Liam), comprovado por teste de paternidade que é filho de de dois pais de cor branca, num bairro social de Chicago, no South Side.

Fiona Gallagher e Debbie Gallagher


Esta sexta temporada inicia-se com as indecisões e com a loucura do costume. Fiona continua com as suas indecisões amorosas que não consegue recuperar desde Jimmy; Frank continua a beber até desmaiar; Debbie continua obcecada com bebés; Carl consegue ser o “Boss” do reformatório, Ian continua "adormecido" pelos comprimidos; Lip arrisca uma relação com a sua professora universitária e Liam é como se não se desse pelo miúdo. Não existe uma tentativa de extravagância para tentar colocar nos primeiros episódios tudo aquilo que irá ser abordado e que irá acontecer no resto da temporada, existe um desenvolvimento gradual e sustentado. Há uma calma no modus operandi dos criadores da série, que, no entanto, nos faz ligar desenfreadamente ao ecrã, visto estarmos sempre à espera que aconteça algo que revolucione tudo.

O primeiro episódio é caraterizado pela recapitulação e, consequente, evolução da vida de cada personagem desde o final da quinta temporada. Não existe um grande ritmo de descontrolo parental, como é habitual nesta família, tendo estado este episódio mais reservado para uma problemática e criação de alguns problemas que se irão abordar ao longo desta temporada, como já foi referido anteriormente.

Frank Gallagher é a personagem principal de Shameless


Ao contrário de outras séries, em que existe um ou dois atores principais, onde existe um maior foco no mesmo, esta série é caraterística pela variedade de personagens principais, ou seja, toda a família. Isto leva a que, já que a família não se encontra reunida em muitas cenas, o episódio esteja muito dividido com os atuais acontecimentos na vida de cada um dos irmãos, fora a pequena reconstrução da vida das personagens secundárias. Entre as personagens principais, os que mais interativos são Fiona e Debbie, muito devido à falsa, ou não, gravidez de Debbie, depois de ter feito sexo sem proteção com o seu namorado.

Os espetadores fiéis e amantes de Shameless (EUA) irão ficar muito felizes com a direção do episódio e, consequente direção da temporada. Isto porque nenhuma das personagens perde a sua identidade e, como é o caso dos mais jovens, outras ganham novas caraterísticas que apenas os podem colocar em problemas e trazer a esta série a constante anarquia, insanidade, diversidade, fluidez e diversão que esta série nos habituou.

A familia continua a ser um tema muito presente nesta série


Todas as temporadas anteriores de Shameless são muito bem desenvolvidas e prendem o espetador ao ecrã. O sucesso desta temporada estará dependente da forma como a própria se desenrolar. Só no fim conseguiremos retirar as ilações corretas.

A diversão será garantida, visto que a partir do momento que existe um Gallagher na zona, existem más opções a serem tomadas. Espera-se, no entanto, novas personagens que venham quebrar a rotina da série, o que quando se fala de Shameless parece ser irrisório. O primeiro episódio não vai desiludir os fãs e vai manter a expetativa elevada para os próximos episódios desta sexta temporada.

Comentários


Doar com PayPal

© 2023 by "This Just In". Proudly created with Wix.com

bottom of page