top of page

O extravagante marketing de Deadpool

Deadpool é um filme de super-heróis baseado na personagem do mesmo nome das publicações Marvel. Wade Wilson, um ex-forças especiais que é assaltado por cancro terminal é inscrito num programa que lhe confere capacidades regenerativas; isto torna possível a sua sobrevivência mas deixa-o severamente cicatrizado, física e mentalmente.


Enquanto esta trama possa parecer típica de filmes deste carácter, o personagem conhecido nas bandas desenhadas como “Regenerating Degenerate” (degenerado regenerador) destaca-se pela sua completa insanidade, irreverência, sentido de humor negro e capacidade de falar com o leitor. Uma habilidade que será transposta para o grande ecrã onde Ryan Reynolds interpreta um anti-herói capaz de “quebrar a quarta parede" e falar com os espetadores.


Um filme que além de muitas oportunidades humorísticas, tem tentado a nível de marketing levar o espectador a assistir a mais uma adaptação da Marvel, devido à incerteza da sua capacidade de lucrar, pois passou mais de uma década à espera de “luz verde” para ser produzido.

“Wait ‘till you get a load of me” tem duplo significado: load significa ambivalentemente “ejaculação” e a “carga” da arma.

Ryan Reynolds, o ator principal e leitor das bandas desenhadas de Deadpool, sempre mostrou grande interesse em interpretar a personagem, fazendo mesmo campanha com os fãs para que o estúdio da Fox produzisse o filme. Conhecido por comédias como Van Wilder e The Proposal, o ator é considerado peça fundamental para que a personagem seja interpretada fielmente. Entre o sentido de humor do ator e de Deadpool não existem grandes diferenciações, pelo que a linha já ténue entre ficção e realidade tem-se perdido com o marketing do filme.

O ator Ryan Reynolds faz piadas com Deadpool no seu twitter

Marketing este que tem sido descrito pelos fãs como “no ponto”. Durante a época natalícia, o filme criou os “12 dias de Deadpool”, em semelhança às caixas de chocolate com compartimentos que abrimos individualmente consoante o dia. Os 12 dias de Deadpool trouxeram-nos durante duas semanas, uma novidade diária, desde posters, imagens promocionais alternativas a GIFs do ator principal e vídeos exclusivos.

Deadpool trata-se de um filme que, por excelência e necessidade, fala a língua dos fãs, ou seja aqueles que têm acompanhado a banda desenhada do anti-herói ao longo dos anos, e apela diretamente ao que é esperado desta personagem. Para tal recorre ao humor juvenil, com frequentes trocadilhos sexuais e provocantes.

Uma nova referência ao humor juvenil da personagem através da utilização de emojis

É frequente a partilha deste tipo de imagens, tanto por fãs como por Ryan Reynolds. O seu Instagram e Twitter servem muitas vezes de palco para a partilha de novas imagens, posters, ou mensagens cómicas referentes ao filme. O humor está sempre presente, e Deadpool publicita-se de diferentes meios. A última manobra de Marketing foi no Dia Nacional da Austrália, “Deadpool” dedicou aos australianos um vídeo onde se diz identificar com o “passado criminoso” do país, e a sua predileção a beber cerveja. É em vídeos deste tipo que reconhecemos ao projeto o seu cariz humorístico e provocador. o ator faz ainda referência a uma personagem do X-Men Origins: Wolverine, isto porque o ator que interpreta esta personagem é australiano.


O filme do anti-herói terá estreia marcada para dia 11 de Fevereiro em Portugal e um dia depois no Estados Unidos.





Commentaires


bottom of page