A caminho dos Óscars: 2016, o ano de DiCaprio?
Estamos a praticamente 1 mês daquela que é uma das mais aguardadas noites do mundo cinematográfico.
A 28 de fevereiro, as portas do Teatro Dolby, em Los Angeles, vão abrir para receber aqueles que, segundo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mais se destacaram no ano transato, nas mais diversificadas categorias abrangidas.
Este ano, como já vem sendo tradição, existem muitas especulações em torno de questões como “ Qual irá ser o melhor filme?”; “Onde está Meryl Streep?”; ou então “Será que é desta, DiCaprio?!”.
Um dos atores mais badalados de Hollywood
Atrevo-me a dizer que esta será mesmo a grande temática do ano dos Óscars, que irá deixar milhões agarrados aos televisores, esperando o momento em que, nas nomeações de melhor ator, se irá ouvir “And the Oscar goes to…”. Todos acreditam que 2016 será o ano em que Leonardo DiCaprio irá mesmo conseguir levar o troféu para casa. Mas a verdade é que ao fim de 5 nomeações sem qualquer vitória, o que podemos esperar?
Sim, é verdade! Esta é já a 6 nomeação do ator, que até agora não conseguiu levar a estatueta dourada para a sua mesa-de-cabeceira. Oportunidades não lhe faltaram, decerto. Se em 1993 foram poucos os que esperaram a sua vitória na categoria de melhor ator secundário, no filme “What’s Eating Gilbert Grape”, já o mesmo não aconteceu em 1998, quando muitos perguntaram se o encantador “Jack Dawson” não merecia um lugar nos nomeados, depois do estrondoso sucesso de “Titanic”.
Em 2005 e em 2007, com “The Aviator” e “Blood Diamond”, respetivamente, o ator volta a estar na ribalta, mas mais uma vez o triunfo passou-lhe ao lado, adiando por ainda mais uns anos a data em que o iríamos ver subir ao palco. Mas é em 2014 que DiCaprio volta a estar nas “bocas do Mundo” por mais uma vez perder o troféu de melhor ator com o filme “The Wolf of Wall Street”. Muitos julgavam que era aquele o ano em que conseguiria vencer pela primeira vez...
Filme de Martin Scorsese que teve estreia em 2014
Contudo, todos estes anos de espera tiveram também algum benefício para DiCaprio. Nunca se viveu tamanha especulação em torno de um ator nomeado, e tudo isto só veio ajudar para que o ator tivesse uma onda de favoritismo em torno da sua 6ª nomeação, nestes Óscars 2016.
Se há coisa que se quer ver nesta 88ª edição, uma delas é o ator ter o troféu na mão. A verdade é que o seu papel no mais recente filme “ The Revenant – O Renascido” contribuiu e muito para que estivesse no número 1 dos favoritos à vitória! E, a somar a isto, se juntarmos todo o seu passado atrás descrito, ainda mais! De facto, são vários os apaixonados por este Mundo a afirmarem que “é desta”, ou que “Se for este o ano de DiCaprio, a Academia terá de repensar os seu métodos de avaliação e nomeação”.
Último filme do ator, "The Revenant"
Ainda falta para os Óscars, mas tudo já parece fervilhar. Arrisco-me a dizer que sim, 2016 é do DiCaprio, mas aguardemos até lá!
Comentarios