Fora dos Óscares
Nem todas as grandes estrelas da sétima arte entram nesta grande cerimónia que são os Óscares e é isso que o Geek do Cinema te vai mostrar. Iremos revelar cada detalhe, desde grandes nomes que ficaram fora das nomeações, até à polémica acerca de não existir a “raça negra” nesta prestigiada lista.
O domínio dos “brancos” nos Óscares
Pelo segundo ano consecutivo as questões raciais foram o centro dos Óscares.
Está à vista de todos que os Óscares de 2016 têm um total domínio dos “brancos”, se assim podemos dizer. Terão eles esquecido tão bons nomes de raça negra? Ou será propositado?
No caso de “Creed”, já é um choque não estar presente na categoria de “Melhor Filme”, mas ainda é mais impressionante quando se fala nas categorias de “Melhor Ator”, onde falha a nomeação de Michael B. Jordan, que bem o merecia, e na de “Melhor Realizador” onde não consta o nome de Ryan Coogler.
Outro destes casos é o de Samuel L. Jackson que perdeu a categoria de “Melhor Ator Secundário” com “Hateful Eight”.
Como se não bastassem estes últimos casos para provar o “esquecimento” da raça negra nas nomeações, temos ainda o caso de Idris Elba que ficou a ver a categoria de “Melhor Ator” por um canudo, com a sua participação em “Beasts of no Nation”
O filme de Quentin Tarantino não conseguiu ser nomeado.
O “Hateful Eight” é provavelmente um dos maiores choques das nomeações dos tão aclamados bonequinhos dourados. Apesar de este filme ter sido nomeado para três das categorias, nomeadamente para a de “Melhor Atriz Secundária”, “Melhor Banda Sonora” e “Melhor Fotografia”, na verdade escapou-lhe as mais importantes. São estas as de “Melhor Filme”, “Melhor Realizador” e, sobretudo, a de “Melhor Argumento Original”. Resta perguntar: porquê tanto ódio?
Realizadores Esquecidos
Steven Spielberg e Ridley Scott não foram nomeados para melhor realizador por espanto de muitos.
Steven Spielberg, considerado um dos cineastas mais populares e influentes de toda a história cinematográfica, é nomeado para a categoria de “Melhor Realizador”, cada vez que um dos seus filmes está nomeado para a categoria de “Melhor Filme”. O que, e para espanto de muitos, não se concretiza desta vez. Parece que o filme “Ponte dos Espiões” não lhe valeu o nome na tão prestigiada lista.
Outro caso de não nomeação para esta categoria é o de Ridley Scott com o filme “Perdido em Marte”. Este Diretor que conta com alguns troféus na prateleira, desta vez não irá levar a melhor.
Atores em segundo plano
A não nomeação de Michael Keaton é uma das supresas dos Óscares 2016.
É verdade que o filme “Spotlight” está entre os nomes mais votados para quase todas as categorias principais, mais precisamente para 6 delas, no entanto não deixa de ser curioso o facto de o nome de Michael Keaton não constar na de “Melhor Ator Secundário”.
Outra das surpresas, ainda nesta categoria, é a falta do nome de Benicio Del Toro, que com o filme “Sicário” não lhe valeu tal reconhecimento.
É realmente uma pena que estas estrelas da sétima arte tenham sido deixadas para “segundo plano” nestas nomeações.
“When I See You Again”
A música "See you Again" foi escrita em memória do ator Paul Walker.
É difícil de acreditar, mas a verdade é que a música de Wiz Khalifa está fora da categoria de “Melhor Canção Original”. É um choque porque a música dá realmente um toque especial à cena de despedida de Paul Walker no filme “Velocidade Furiosa 7”. Parece que o arrepio no braço, que causou a todos os que assistiram ao momento, não foi suficiente para a nomeação.