Festivais de cinema cada vez mais perto de si
Festival Scope, diz-te alguma coisa? Se não, nós vamos já explicar-te! O Festival Scope é uma plataforma online que permite que a programação de vários festivais de cinema do mundo esteja acessível a todos na internet, “à distância de um clique”
Esta plataforma teve início em 2011.
O trabalho que tem sido feito pelo Festival Scope nos últimos cinco anos passa, principalmente, por apoiar não só o cinema independente, como também a própria indústria de produção. Contudo, apesar de cinco anos de existência, só este ano é que, pela primeira vez, esta plataforma se tornou acessível ao público em geral, possibilitando aceder a uma seleção de filmes que se encontrará disponível apenas por alguns dias.
Esta inovadora plataforma veio também, de certo modo, simplificar o trabalho de programadores a críticos de cinema, no sentido em que torna possível aceder aos filmes do momento sem que isso implique, de todo, deslocações ao local da estreia. Este novo ano (2016) trouxe consigo algumas mudanças. O Festival Scope passa então a funcionar como um “multiplex online” que contém nas suas salas virtuais (há, portanto, lugares limitados em que é preciso bilhete) uma parte dos festivais do mundo. O que permite a qualquer pessoa ver no sofá de sua casa um filme que acabou de estrear no outro lado do mundo. Deste modo, esta é uma plataforma online que se apresenta como um “espaço” destinado aqueles que procuram descortinar o que de mais recente se faz pelo mundo.
Rotterdam Film Festival é um importante patrocinador do Festival Scope.
Distrital Festival e Rotterdam Film Festival: são estas as duas parceiras mais importantes do Festival Scope, tendo disponibilizado os primeiros títulos para visualização desta nova fase do projeto. Através da parceria feita com o Distrital Festival torna-se possível visualizar, de forma gratuita, uma série de filmes recentes, principalmente ao nível do cinema mexicano. Já no que toca à parceria com o Rotterdam Film Festival torna-se possível assistir, pagando uma quantia simbólica, a um conjunto de cinco filmes da programação, aquando a sua apresentação no festival. Contudo, em Portugal esse número é relativamente inferior, sendo apenas possível assistir a três filmes, devido a questões de distribuição local.
O Festival Scope apresenta duas versões: uma delas standard (acessível ao público em geral) e outra Pro (dirigida apenas a profissionais).