top of page

Narcos - Review

Quem diria que um narcotraficante genocida ia ser o próximo rouba corações do pequeno ecrã?

O ator Wagner Moura interpreta o famoso Pablo Escobar.


O serviço de streaming Netflix pode ser aplaudido por diversas razões, não só pela grande variedade de séries e filmes que oferece aos seus consumidores, mas também pelos produtos originais que tem criado e tanto investido. Desde o aclamado filme “Beasts of No Nation” até inúmeras bem sucedidas séries dos mais variados géneros, "Orange is the New Black", "House of Cards", "Demolidor" e "Jessica Jones", contudo era hora de investir numa nova aventura. Estou a falar de "Narcos", uma série sobre a vida de um dos mais famosos e ricos barões da droga da história... Pablo Escobar.

A narrativa de "Narcos" toma um percurso interessante, uma vez que esta não é contada pela personagem principal, mas sim através da perspetiva do seu antagonista, Steve Murphy, um agente da DEA, interpretado por Boyd Holbrook, enviado para a Colômbia para prender Pablo. Através do seu voz off, o espetador vai descobrindo detalhes sobre o que vai acontecendo Pablo.

Steve Murphy acaba por oferecer a base do bolo da série, uma vez que maior parte da narração e contextualização surge através das suas palavras, no entanto o recheio e o sabor surge através da performance Wagner Moura no papel de Pablo Escobar.

Existem várias razões para justificar o sucesso da série, mas a verdade é que o ator brasileiro é uma das principais razões. O ator protagonizou ambos os filmes de "Tropa de Elite" no qual foi realizado por José Padilha ( realizador por trás de "Narcos" ). Wagner Moura surpreendeu todos com a sua caracterização quase idêntica à do famoso traficante. Sobressai não só a sua confiante postura como também uma certa aura enigmática.

A série Narcos é praticamente um documentário da vida de Pablo Escobar.

Wagner Moura não desilude nem um só segundo quando encarna este papel (apesar da óbvia dificuldade em lidar com o sotaque espanhol colombiano), o brasileiro nasceu para este papel.


O ator move-se na sua nova pele como se tivesse conhecido Escobar pessoalmente, nem por um segundo quebra a personagem sem nunca esquecer a sinistra mistura entre o charme latino e o assassino de sangue frio que foi.

Alguns dos nomes mais sonantes que pisaram este ecrã podem ser atribuídos a Pedro Pascal, no qual já tivemos oportunidade de ver na série "Game of Thrones" no papel de Oberyn Martel. Aqui ele desempenha a personagem de Javier Peña, um carismático policia com métodos questionáveis. Temos Juan Pablo Raba no papel de Gustavo Gabiria, primo, mão direita e confidente de Escobar, apesar de não ser tão extrovertido como Pablo, partilham a mesma aura de mistério; Raúl Méndez no papel de César Gaviria, um político incorruptível colombiano onde podemos testemunhar a sua caminhada até ao poder e como procurou combater as injustiças e ilegalidades do seu pais.

Steve Murphy é o agente da DEA que vai fazer frente a Escobar.

Funcionando quase como uma versão realista e a uma escala muito maior do "Breaking Bad". Narcos é a caminhada de um homem que começou sem nada e que atingiu grande riqueza e poder num piscar de olhos. Mais que uma simples série, "Narcos" é um autêntico documentário biográfico de Pablo Escobar e das suas façanhas, apesar de alguns momentos parecerem pura romantização, não se enganem pois estamos perante uma obra bastante realista e verídica, sendo que alguns excertos de diálogos são retirados na sua integra de entrevistas e depoimentos deixados pelas versões reais das personagens da série. Uma obra televisiva que veio para ficar e marcar para sempre a televisão!

bottom of page