top of page

Óscares 2016 Recap

A noite mais aguardada do ano contou com inúmeros momentos, tendo sido o momento alto a entrega do Óscar de melhor ator a Leonardo Di Caprio.

Os Óscares são dos eventos mais aguardos do ano.

O evento começou com o apresentador Chris Rock falando diretamente sobre o elefante na sala: dirigiu-se ao alegado racismo presente em Hollywood alegando que sim, Hollywood é racista no sentido em que não oferece as mesmas oportunidades por todas as raças de atores.

Sempre num tom leve, o comediante sugeriu algo que fará para ele sentido nas próximas edições: uma categoria para atores negros. Não faz sentido existirem duas categorias para melhor ator e atriz, segundo Chris Rock, visto que os dois sexos não funcionam no ecrã de maneira diferente de como funciona um ator caucasiano com outro de etnia diferente.

A sala encheu de risos com a prestação de abertura de Rock, que foi interrompida para a primeira atribuição de prémios.

Este ano a cerimónia dos Óscares contou com a participação do comediante Chris Rock.

Levaram o Óscar de Melhor Guião Josh Singer e John Mccarthy pelo seu trabalho em "Spotlight" e o Óscar de Melhor Guião Adaptado para Charles Randolf e Adam Mckay por "The Big Short".

Alissia Vikander, na sua primeira aparição no evento, foi abençoada com o Oscar de Melhor Atriz Secundária, em "The Danish Girl".

Um dos grandes vencedores da noite, logo de início foi o filme "Mad Max: Fury Road", que conseguiu os Óscares de Melhor Caracterização, Melhor Cenário, Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Imagem, Melhor Edição de Som e Melhor Montagem de Som. Tantos prémios por sinal que o comediante Louis CK fez pouco da situação ao apresentar o Óscar de Melhor Documentário ao perguntar em tom incrédulo e jocoso: “Mad Max…?”

"Mad Max: Fury Road" foi o filme com mais Óscares.

Para além da apresentação de Chris Rock, foram várias as personalidades a aparecer nos intervalos entre atribuição dos prémios; os mais marcantes talvez, foram os droids de "Star Wars" BB-8, R2D2 e C3PO que estiveram presentes no palco e reconheceram John Williams na plateia, o compositor de música para inúmeros filmes, entre eles a saga "Star Wars". C3PO mostrou o seu agrado pelo óscar, achando-o não por coincidência muito bem-parecido.

Também a atribuir o Óscar de Melhor Curta de Animação estiveram os três Minions centrais do filme do mesmo nome, que apesar de algumas dificuldades técnicas, conseguiram apresentar o vencedor “Bear Story”, e Woody e Buzz Lightyear atribuíram a "Inside Out" o Óscar de Melhor Filme Animado.

Fez parte das aparições especiais Ali G, personagem interpretada por Sasha Baron Cohen, que em conjunto com Olivia Wilde apresentaram o Óscar de Melhor Realização.

Evento contou também com performances por parte de Sam Smith, WEEKND, Dave Grohl e Lady Gaga.

O grande destaque foi a vitória de Leonardo DiCaprio.

DiCaprio foi o momento da noite ao conseguir , ao fim de 5 nomeações e muita ansiedade por parte dos fãs, arrecadar o muito ansiado Óscar pela sua performance no filme “The Revenant” interpretando um homem que por vingança luta contra todas as probabilidades de sobrevivência na fronteira americana em 1823. O ator foi aplaudido de pé por todos os presentes, e agradeceu ao realizador que tanto o ajudou a canalizar a criatividade, ao colega de filme Tom Hardy e terminou com um repto de tom ecológico, lançado a todos os que ouviam para que não tomássemos o nosso planeta como garantido.

Por fim "Spotlight" levou para casa o Óscar de Melhor Filme. Estatisticamente, o filme "Mad Max: Fury Road" foi o grande vencedor da noite, arrecadando seis óscares ligados a elementos técnicos.


RESULTADOS

Melhor Design Produção – Jenny Beavan - Mad Max Fury Road Melhor Cenário – Colin Gibson Lisa Thompson- Mad Max Melhor Caracterização - Lesley Vanderwalt Elka Wardega Damian Martin – Mad Max Melhor fotografia - Emmanuel Lubezki terceiro Oscar – Revenant Edição de Filme – Margaret Sixel - Mad max fury road Melhor Edição de Som – Mark Mangini David White – Mad Max Melhor Montagem de Som – Chris Jenkins Gregg Rudloff Bem Osmo – Mad Max Melhores Efeitos Visuais – andrew whitehurst paul norris mark ardington Sara Bennett – Ex Machina Melhor Curta de Animação – Bear Story Melhor Filme de Animação – Inside Out Melhor Actor Secundário – Mark Rylance – Bridge of Spies Melhor Curta-Documentário – Sharmeen Obaid-Chinoy – A Girl In The River: Price of Forgiveness Melhor Documentário - Asif Kapadia James Gay-Rees – Amy Melhor Curta – Benjamin Cleary Serena Armitage – Stutterer Melhor Filme Estrangeiro - László Nemes – Son of Saul Melhor Banda Sonora – Ennio Morricone – Hateful Eight Melhor Música Original – Sam Smith Jimmy Napes – Writings On the Wall (Spectre) Melhor Realização – The Revenant - Alejandro Iñárritu Melhor Atriz Brie Larson – Room Melhor Actor – Leonardo DiCaprio – The Revenant Melhor Filme Spotlight

bottom of page